Curto-circuito, descuido e até intencional: incêndios residenciais aumentam 12,6% em Campinas
07/11/2025
(Foto: Reprodução) Campinas registra 125 incêndios em residências em 2025, contra 111 em todo ano de 2024
Os incêndios residenciais podem ocorrer de diferentes formas, desde um descuido com uma vela ou fogão, um curto-circuito, ou mesmo de forma intencional, como o registrado nesta sexta (7), no Jardim das Bandeiras, em Campinas (SP), onde o filho da moradora, que trata um transtorno psiquiátrico, ateou fogo no imóvel e fugiu.
A mãe, que usa cadeiras de rodas, não conseguiu deixar o apartamento, inalou fumaça e foi socorrida e internada com quadro de intoxicação.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os registros de incêndios residenciais cresceram 12,6% em 2025 na metrópole. Foram 125 ocorrências de janeiro até 26 de outubro, contra 111 de todo o ano de 2024.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
O tenente Pedro Silva de Matteo, do Corpo de Bombeiros, lembra que pequenos descuidos costumam causar os incêndios domésticos.
"Muitas vezes a gente quer ganhar tempo, a gente tem esse fator, vamos ganhar tempo, então o que a gente faz? Coloca lá a panela no fogão, quer planejar alguma coisa, vou tomar um banho, vou fazer tal coisa, só que ali tem um fogo, então tem um risco e a gente não está monitorando esse risco e quando ele se alastra ou quando ele sai da nossa alçada, do nosso controle, e aí pode gerar um problema, pode virar um princípio de incêndio e posteriormente virar um incêndio", diz.
O tenente explicou qual é a orientação da corporação em situações de emergência.
"Saia da residência, porque lá é o ambiente que a gente fala de 'zona quente', lá que está acontecendo a ocorrência, então saia de lá, preserve a sua vida e dos outros, e espere o bombeiro chegar".
Apartamento destruído
Fumaça de incêndio em apartamento intoxica quatro em Campinas; vítimas foram socorridas
Imagens obtidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram como ficou o apartamento incendiado no Jardim das Bandeiras, nesta sexta. Ao menos um dos cômodos ficou totalmente destruído (assista ao vídeo acima).
O incêndio teria sido provocado pelo filho da dona da casa. O homem, que teria um transtorno psiquiátrico e passa por tratamento, foi internado na quinta (6) e, ao voltar para a casa da mãe, ateou fogo. Ele fugiu do local após a ocorrência.
A mulher usa cadeira de rodas e, sem conseguir deixar o local, acabou inalando fumaça. Ela teve um quadro de intoxicação e precisou ser levada pelo Samu para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Agora, permanece em observação.
No vídeo é possível ver que a cadeira de rodas dela também foi destruída. Os cômodos ficaram marcados pelas chamas, e a fumaça que saía pelas janelas chamou atenção dos vizinhos, além de invadir outros apartamentos do residencial.
Além da dona da casa, outras três pessoas também precisaram de atendimento. Depois que as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, o local passou por perícia da Polícia Civil. O prédio chegou a ser interditado, e deve receber vistoria.
Duas pessoas são resgatada após apartamento pegar fogo em condomínio de Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.