Onça-parda é filmada caminhando por campus da Unesp no interior de SP; veja o vídeo
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Onça-parda é filmada caminhando por campus da Unesp no interior de SP
A neblina fina que costuma aparecer no campus da Unesp de Rio Claro (SP) nas primeiras horas do dia foi cenário de um encontro raro e silencioso. No final da madrugada do último dia 26 de janeiro, por volta das 5h30, o pesquisador Eduardo Guimarães Santos flagrou o caminhar furtivo do segundo maior felino das Américas: uma onça-parda (Puma concolor).
📱 Receba conteúdos do Terra da Gente também no WhatsApp
O vídeo, feito pelo próprio doutor em ecologia durante sua rotina de pesquisa de pós-doutorado, mostra o animal circulando tranquilamente entre as áreas edificadas e a vegetação do campus (assista acima).
Para Eduardo, o momento foi "gratificante" e "tranquilo", mas o registro reacendeu na comunidade acadêmica o debate sobre a coexistência entre o ambiente urbano e a vida selvagem.
VEJA TAMBÉM: Entenda a ocorrência de felinos nas cidades
Onça-parda é filmada na Unesp de Rio Claro (SP)
Eduardo Guimarães Santos
Veja mais conteúdos do Terra da Gente:
FLAGRA: Jiboia e sapo são flagrados dividindo a mesma toca na Caatinga; veja vídeo
ALERTA: Peixe invasor da Ásia, Donzela-real se adapta ao litoral brasileiro e preocupa especialistas
MOCÓ: Roedor 'alpinista' do Nordeste é 100% brasileiro; veja o vídeo
O equilíbrio no topo da cadeia
A presença da onça-parda, também conhecida como suçuarana, não é um fato isolado, mas um importante indicador biológico. Por ser um predador de topo de cadeia alimentar, sua sobrevivência no local demonstra que a região ainda oferece condições naturais suficientes para manter a espécie ativa.
Sua dieta é variada, incluindo desde répteis (como o teiú) e aves, até mamíferos como tatus, capivaras e veados. Contudo, especialistas alertam que a aproximação desses animais das áreas urbanas é, muitas vezes, resultado da perda de habitat.
Para quem vivencia a ciência diariamente, o medo dá lugar ao respeito.
"Não tenho receio em encontrar o animal. Já o avistei em outras situações. Não acredito que o animal seja perigoso; tenho mais medo dos cachorros soltos que atacam", relata Eduardo.
Suçuarana (Puma concolor)
pfaucher / iNaturalist
Ciência contra o medo: como agir?
Embora o vídeo tenha gerado alerta, o Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS) da Unesp esclarece que a onça-parda não se alimenta de humanos. Ataques são considerados muito raros e geralmente ocorrem quando o animal se sente acuado, ameaçado ou impedido de escapar.
Para garantir a segurança de pessoas e animais, o GEAS e a universidade divulgaram orientações baseadas em comportamento animal:
Horários de atenção: A onça é um animal de hábitos noturnos. Evite caminhar próximo a áreas de mata fechada durante o período crepuscular (amanhecer e entardecer) e à noite, horários de maior atividade do felino.
Cuidado com pets: Não deixe cães ou gatos soltos no campus. Além de ser proibido, animais domésticos podem se tornar presas e atrair a onça.
Não alimente a fauna: Deixar comida disponível atrai as presas naturais da onça (como outros pequenos mamíferos) e, consequentemente, traz o predador para mais perto.
Em caso de encontro: Mantenha a calma e dê passagem para que o animal encontre uma rota de fuga.
Jamais faça contato visual direto, não tente tocar o animal ou encurralá-lo para fotos. Barulhos também ajudam a afastar o bicho.
Onça-pintada é flagrada afiando garras a 2 metros de altura na Amazônia; VÍDEO
Onça-parda tem hábitos noturnos
quetzalphoto92 / iNaturalist
Proteção legal
A onça-parda é protegida por lei. A Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998) criminaliza a caça, perseguição, maus-tratos e quaisquer injúrias contra animais selvagens.
Em caso de avistamento ou emergência no campus, a orientação é contatar a Polícia Ambiental (190), Bombeiros (193) ou a equipe do GEAS para registro científico.
VÍDEO: Cerca 'educativa' reduz ataques de onças em 83% e vira aliada de fazendeiros no Pantanal
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente